Início seta Blog seta 14/07/2010 - Reitoria apresenta proposta para democratização de acesso e permanência na UFRJ
14/07/2010 - Reitoria apresenta proposta para democratização de acesso e permanência na UFRJ

Reitoria apresenta proposta para democratização de acesso e permanência na UFRJ

A reitoria da UFRJ apresenta sua proposta de democratização de acesso e permanência na universidade. A partir de agora, a reitoria vai aos centros e unidades para apresentá-la e discuti-la.
De acordo com o reitor, as propostas deverão ser apresentadas na primeira sessão de agosto do Conselho Universitário. O objetivo é que algumas das ações já sejam implementadas para o ano que vem.

Como forma de ampliar as políticas de apoio ao estudantes, a universidade adotará as seguintes ações:


- oferecer mais mil novas bolsas, na modalidade acesso e permanência, para estudantes que ingressarem na universidade nesse ano, selecionados pelo critério renda familiar per capita, sendo 600 a partir do primeiro semestre e o restante a partir do segundo semestre.

- a universidade pretende também disponibilizar meios de transporte gratuitos, através da distribuição de mil bilhetes únicos eletrônicos em 2011. O benefício será oferecido aos estudantes que ingressarem neste ano na universidade, selecionados por critérios per capita e distantes do local de moradia.

A proposta de democratização do acesso aos cursos de graduação em 2011 tambem permitirá mecanismos de apoio acadêmico aos estudantes que ingressarem na UFRJ. E isso será feito através com a criação de Coordenadoria das Comissões de Orientação Acadêmica na Pró-reitoria de graduação. O objetivo dessa coordenadoria é ter papel ativo no acompanhamento dos estudantes que ingressarem na instituição. A universidade também pretende desenvolver ações junto às secretarias de Educação do Rio de Janeiro para ampliar o envolvimento da UFRJ com os níveis fundamental e médio de ensino no Estado.

Além disso, a UFRJ pretende participar, junto com o Ministério da Educação, na elaboração e na aplicação do ENEM já este ano.

Acredita-se ainda ser de vital importância elaborar proposta, a ser levada às outras instituições federais de ensino superior, para que, a partir de 2011, a prova nacional seja organizada e realizada pelas próprias instituições, mas apoiada pelo Mistério da Educação.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px