22/10/2009 - Humanização do parto

Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2009.

Humanização do parto

Seguindo a caminhada rumo à aplicação de métodos  mais humanizados durante o processo  gestação, a Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ, promoveu entre os dias 19 e 20 de outubro o II Ciclo de Palestras “Gestar , Parir e Nascer Naturalmente Humanizados’’.
Centralizados na discussão de procedimentos em busca do parto humanizado, profissionais de diversas áreas ministraram palestras e oficinas. A aplicação de métodos alternativos, como os florais  e a drenagem linfática durante a gestação e o pós- parto, assim como o incentivo ao parto natural foram temas norteadores dos debates.  Houve uma reflexão  de como cuidar da gestação proporcionado liberdade para as mulheres exprimirem suas necessidades, tornando assim o parto humanizado.   ‘’O processo natural de gestar e parir precisa ser respeitado, as mulheres devem ter tempo suficiente para identificar, por exemplo, a posição mais confortável  para parir”- Contou a professora da EEAN e coordenadora do evento, Fátima Nascimento.
 Ainda houve exposição de trabalhos científicos e de material didático auxiliar aos procedimentos do profissional de saúde. O evento contou com a participação da classe acadêmica e de profissionais de outros estados, o que demonstrou o interesse dessa classe pela humanização da saúde.   

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px