19/10/2009 - Obras de revitalização dos Canais do Cunha e do Fundão

Rio, 19 de outubro de 2009

Obras de revitalização dos Canais do Cunha e do Fundão

Quem chega à cidade universitária vindo da Linha Vermelha ou da Linha Amarela já deve ter notado as obras de recuperação dos Canais do Cunha e do Fundão. As obras começaram em maio deste ano e a previsão de término é setembro de 2010.
A obra compreende o desassoreamento de 7 km de extensão do Canal do Fundão, facilitando a circulação de água, com a dragagem de 2 milhões de metros cúbicos de material.
No projeto de urbanização da área estão previstos também o saneamento da Vila Residencial da UFRJ e a melhora na qualidade de vida da comunidade da Maré
Estudos do solo e análise dos sedimentos foram feitos em 107 pontos da região e verificou-se a presença de metais pesados como mercúrio e chumbo. Os trechos contaminados passarão por um processo de separação de areia. A água limpa retornará para a Baía de Guanabara e o material não-contaminado será levado para local devidamente licenciado. Já o lixo será levado para o aterro sanitário de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
No dia 19 de outubro o governador Sérgio Cabral, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, vieram acompanhar as obras. Também participam da vistoria Carlos Antonio Levi, pró-reitor de planejamento da UFRJ, Helio Matos, prefeito da cidade universitária, e Ângela Rocha, presidente da Comissão de Acompanhamento das obras pela Universidade.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px