Início seta Blog seta 22/09/2009 - Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior
22/09/2009 - Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior

Rio, 22 de setembro de 2009 

Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior

 “10 anos do processo de Bolonha. Um modelo de internacionalização na pesquisa e no ensino?” Esse foi o tema do evento organizado pelo Setor de Convêncios e Relações Internacionais (SCRI) da UFRJ. Foram convidados para ministra as palestras Chistian Bode, secretário geral do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e Carlos Sanchez Milani, professor da Universidade Federal da Bahia.
O processo de Bolonha foi assinado em 1999 para que fosse construído, até 2010, o Espaço Europeu de Ensino Superior voltado para estudantes e pesquisadores de várias nacionalidades.
Para Geraldo Nunes, coordenador do CSRI, esse processo propõem um currículo padrão. “É preciso que as universidades, para promovorem a mobilidade acadêmica, tenham os conteúdos harmonizados. Por isso nós, brasileiros, temos que participar das discussões Porque do contrário, os interesses específicos do Brasil serão deixados de lado devido aos interesses e objetivos dos países que aderiram ao acordo de Bolonha”, explica o coordenador.
A cerimênia foi marcada também pela transmissão do cargo de direção do Serviço Alemão de Interncâmbio Acadêmico no Rio de Janeiro. A entidade representa as universidades e instituições de ensino superior na Alemanha. No Brasil, ela coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px