O laboratório de síntese e análise de produtos estratégicos do instituto de química (LASAPE) da UFRJ foi o primeiro e único lugar do Brasil a produzir Luminol em escala industrial.
O produto é utilizado para detectar o sangue oculto, aquele sangue que os olhos não conseguem enxergar, sendo grande utilidade pra área criminal. A eficácia do luminol é tão grande que pode detectar o sangue oculto mesmo já tendo passado seis anos da ocorrência do crime. Além disso, o produto ainda pode ser utilizado na área da saúde, detectando sangue oculto em fezes, o que seria um indício de câncer de intestino.
Resultado de pesquisas no LASAPE, desenvolvidas por alunos sob a coordenação do professor Cláudio Lopes, a grande diferença da síntese do luminol desenvolvida na UFRJ é a utilização do metal Nióbio, que diminui o custo do produto tornando-o mais acessível.
Na última sexta feira , vinte e seis de junho, o Instituto de Química realizou o evento “CSI in Rio: uso do luminol na detecção do sangue oculto”, onde houve palestras com a participação de especialistas e representantes do poder público.
Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901 Telefone: 2598-1621 - 2598-1894
Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px