Seminário discute Relatório do IPCC

 

8 de maio de 2007

Seminário discute Relatório do IPCC

Reportagem: Patrícia Feitosa

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), que tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima por gases de efeito estufa, bem como sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), realizou o seminário “Migração das Mudanças Climáticas: contribuições do Grupo de Trabalho II ao 4º Relatório do IPCC”. O IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) foi estabelecido para fornecer informações científicas, técnicas e sócio-econômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas. Seus impactos potenciais e opções de adaptação e mitigação. É um órgão intergovernamental aberto para os países membros do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização Meteorológica Mundial (WMO). A Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) constituíram o IPCC em 1998.
O evento realizado na Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), no dia 8 e maio, serviu para divulgar as conclusões do relatório e contou com a presença dos pesquisadores brasileiros que participaram da sua elaboração. Os professores Suzana Kanh Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e Emilio La Rovere e Roberto Schaeffer, ambos do Programa de Planejamento Energético daquela instituição, e o José Roberto Moreira do Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO/USP) debateram as conclusões do relatório, apresentadas em Bangkok, Tailândia,  em quatro de maio de 2007.

 

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px