Início seta Notícias seta 15/05/2009 - Núcleo de Humanização do IPPMG
15/05/2009 - Núcleo de Humanização do IPPMG

Rio, 15 de maio de 2009

Núcleo de Humanização do IPPMG

Quem entra na enfermaria do IPPMG pode imaginar que encontrará apenas remédios, médicos e enfermeiros circulando de jaleco branco e pacientes aguardando a alta médica. Para muitos, esse poderia ser um cenário apenas de doenças e tristezas. Porém, a humanizar os procedimentos e tratamentos, os médicos melhoram o estado de saúde de seus pacientes e também dos familiares.

No cinema o filme Path Adams já tratou da tese de que o médico tem a função não apenas de tratar, mas de cuidar. No IPPMG esse trabalho ganha força com o a criação do núcleo de humanização.

Vários são os projetos que tem parceria com o IPPMG. Um exemplo é o Brincante. Com a ajuda de voluntários, a criançada desenha e brinca enquanto aguarda na fila de espera ou enquanto está na sala de quimioetarapia, mais conhecida como Aquário Carioca.

Outra iniciativa é o projeto Recomeçar, uma organização não governamental, que atende as crianças com doenças graves e dá apoio às famílias após a alta hospitalar.

Com cinco anos realizando o projeto no IPPMG, os Contadores de História incentivam a leitura e buscam a melhora da saúde física e psicológica das crianças. Se as brincadeiras de um palhaço alegram muita gente no circo. Imagina quando os Doutores Palhaços chegam ao hospital e brincam com os pacientes, pais e médicos.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px