30/04/2009 - Lula inaugura laboratório na universidade

Rio, 30 de abril de 2009

Lula inaugura laboratório na universidade

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Laboratório de Ensaios não destrutivos, Corrosão e Soldagem, o LNDC, foi inaugurado no dia 30 de abril.  O laboratório, que pertence ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), está entre os mais modernos do mundo e é o único a unir as três áreas em um único local. Estiveram presentes à cerimônia, o reitor Aloisio Teixeira, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entre outras autoridades.

Durante sua fala, o presidente homenageou o professor Alberto Luiz Coimbra e disse ser esse um governo que investiu, como em nenhum outro, em pesquisa. “A única coisa que sei é que esse país só será desenvolvido quando investir em pesquisa. Há mais de 25 anos que esse país não se investia em nada. Agora é que a máquina começou a investir. Vivemos em um momento ímpar. E os outros governantes encontrarão um país com outro paradigma, que não mais aquele de um grande país que pensa pequeno”, falou o presidente, sendo aplaudido pela platéia.

Lula falou também da educação no país, lembrando do PRÓUNI e do Reuni. “Defendo o direito de que todos têm direito a educação gratuita. Lembro que quando criamos o PRÓUNI falou-se muito que o governo estava nivelando a educação por baixo. Mas depois se viu que os alunos que mais se destacavam eram aqueles que vinham desse programa. O Reuni também recebeu muitas críticas, mas este ano 227 mil novos alunos  foram inscritos nas universidades federais”, aponto o presidente.

O presidente defendeu também que a interiorização da educação superior. “É mais barato, até mesmo socialmente, levar as universidades para o interior do país, tirando das grandes capitais. Assim a gente  torna o país mais igual. Esperamos que daqui há 15 ou 20 anos a gente tenha um país mais bem preparado e formado”.

O laboratório 

De acordo com o professor Oscar Rosa Mattos, um dos coordenadores do Laboratório, o LNDC está preparado para testar os equipamentos e materiais para a indústria do petróleo, com destaque para os que serão utilizados na exploração das camadas do pré-sal. “Há anos temos uma cooperação intensa com o Centro da Pesquisa da Petrobras (Cenpes), mas precisávamos de novas instalações para avançar nas pesquisas. O LNDC veio justamente para atender a essa demanda, disponibilizado uma infra-estrutura que viabilizará o trabalho em qualquer domínio do campo do petróleo nessas áreas. Esse é um marco na pesquisa e desenvolvimento e uma referencia mundial”, explicou Rosa Mattos.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px