11/02/2009 - Inauguração das obras de recuperação dos canais do Cunha e do Fundão

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2009

Inauguração das obras de recuperação dos canais do Cunha e do Fundão

A cerimônia de início da recuperação dos canais do Cunha e do Fundão aconteceu no último dia 9. A obra vai dragar cerca de 2,2 milhões de m3 de matéria orgânica depositada há anos na Baía de Guanabara, na altura na Cidade Universitária. Os investimentos de cerca de R$ 200 milhões, virão da Petrobras e do Governo do Estado.

O desassoreamento dos canais vai elevar a profundidade da lâmina d´água de 40 cm para mais de 4 metros em alguns trechos, o que fará necessário o reforço das pontes para suportar o novo volume de água. O material recolhido será tratado em bolsas de filtragem que devolverão a água limpa à Baia de Guanabara. O lixo recolhido será encaminhado aos aterros sanitários e a terra reutilizável, usada como material de futuros aterros. Estão previstos ainda a recuperação do ecossistema de mangue, ecobarreiras para reciclagem, monitoramento da obra e apoio às vilas de pescadores da região.

Umas das áreas mais afetadas pela poluição é a Vila Residencial dos funcionários da UFRJ. A água contaminada com metais pesados invade as ruas da comunidade, que não conta com saneamento básico. O problema traz riscos de infecção por doenças como dengue, leptospirose, entre outras. Marcelo Cantizano, representante da Vila Residencial no Conselho Participativo do Plano Diretor espera que os moradores sejam contemplados com a reurbanização e a inserção da comunidade na futura cidade universitária que se pretende mais integrada.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px