16/10/2008 - Exposição sobre transnaturalismo reabre salas do Museu Nacional

Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2008

Exposição sobre transnaturalismo reabre salas do Museu Nacional

Apresentando caminhos da constituição cultural brasileira, o Museu Nacional da UFRJ reabre, no dia quinze de outubro, salas que passaram seis anos desativadas, com a exposição “Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli”. Peças de vários artistas abordam as relações históricas, científicas e culturais entre Angola, Brasil e Portugal.
A homenagem à Domingues Vandelli é, segundo o curador da exposição, Paulo Bernachina, uma justiça histórica, já que Vandelli foi médico e naturalista italiano que trabalhou em Portugal.
O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista e, além de ter sido a residência de D.João XI, abrigou o primeiro museu do Brasil. Sendo assim, um lugar propicio para homenagear Vandelli, que foi um precursor da museologia.
O evento é resultado de um convênio entre o Museu Nacional e os museus de ciência natural e física da Universidade de Coimbra e acontece até o dia quinze de janeiro.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px