02/10/2008 -Plantio da árvore de Hipócrates (Plátano) CCS

Rio de Janeiro, 02 de Outubro de 2008.

Plantio da árvore de Hipócrates no CCS

A Ilha da Cidade Universitária estabeleceu no dia 30 de Setembro de 2008, um vínculo com a Ilha de Cós na Grécia, também conhecida como a Ilha dos médicos. Em celebração aos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ, foi realizado um ato emblemático de plantio de uma muda da árvore Plátano, vinda diretamente da Iha de Cós. Trazidas  pelo Prefeito e pelo Secretário de turismo da Ilha Grega, as mudas da árvore de mais de 2000 anos, que serviu de abrigo para os estudos e ensinamentos de Hipócrates – o pai da medicina ocidental – destinaram-se a entrada principal do Centro de Ciências da Saúde da Cidade Universitária e ao Jardim Botânico.
A cerimônia contou com a presença dos ilustres representantes da Ilha de Cós, além de um padre da Igreja Ortodoxa grega que benzeu a muda, do Cônsul da Grécia no Rio de Janeiro, de um pesquisador de Hipócrates, da Faculdade de Letras.
Foi inaugurada também, uma placa que explica o simbolismo que a àrvore representa. Junto a ela, haverá ainda três canteiros de plantas medicinais indígenas, européias e africanas, em referência às tradições médicas presentes no Brasil.

 

 

Av. Pedro Calmon, nº 500 - Prédio da Reitoria - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-901
Telefone: 2598-1621 - 2598-1894

Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Resolução mínima (recomendada): 800x600px